Warcraft 3, heróis e estratégias: tipos de heróis

Warcraft 3 Reforged Mountain King

Olá a todos, eu sou o “Norseland”. Vocês devem me conhecer de outros artigos de Warcraft 3 aqui do site e hoje estou de volta para falar sobre os heróis.

Anteriormente, eu comentei sobre a Warden e o Tauren Chieftain, mas agora iremos discutir sobre outros dois heróis de Warcraft 3.

Tipos de heróis em Warcraft 3

Casters? Tanks? Suporte? Dano? Como escolher sua composição de heróis em Warcraft 3? Quais heróis eu devo pegar? Vamos responder essas questões agora, então lá vamos nós!

Primeiramente, vamos explicar os termos acima. Bom, casters são heróis provavelmente de inteligência em Warcraft 3 que usam invocações ou habilidades de dano para serem efetivos. Geralmente são bastante frágeis também, e um bom exemplo é o Arquimago; o herói principal dos Humanos.

Os tanks são heróis da linha de frente, porradeiros mesmo. Geralmente é um herói de força, a qual possui bastante vida e resistência natural por causa da armadura de tipo “Hero”, e esses heróis tendem a ter habilidades de controle de grupo, como stuns e slows. Um exemplo é o Rei da Montanha dos Humanos.

Suporte é um arquétipo bem complicado em Warcraft 3. Podemos considerar vários heróis nessa lista, afinal suportes geralmente são heróis com auras que auxiliam bastante, que contam com uma boa cura ou algo que sustente seu exército. Existem vários heróis que podem caber nessa categoria, como Death Knight, Paladin e até mesmo o Shadow Hunter; e apesar de tudo, eles ainda encaixam em outras categorias dependendo da build escolhida pelo jogador.

É complicado dizer o que é um herói de dano em Warcraft 3, mas eu vou tentar especificar usando algo de DotA. “Carry” seria o mais específico. Aqui, encaixam-se heróis como a Guardiã e o Caçador de Demônios, personagens que causam bastante dano e sua habilidade de nível 6 pode ser um fator que ganha o combate sozinho.

Hoje eu tratarei de dois heróis casters de Warcraft 3: o Clarividente e o Arquimago.

Arquimago

Warcraft 3 Reforged Archmage

O Arquimago é o herói mais comum dos humanos em Warcraft 3 quando se trata da primeira escolha. Entretanto, ele é o herói com menos pontos de vida do jogo. Suas habilidades são bem fortes, principalmente sua aura e seu kit inteiro útil do começo ao fim do jogo.

A aura do Arquimago pode ser considerada uma das, se não a melhor, aura do jogo. Ela aumenta a regeneração de mana das unidades em sua volta; ou seja, quando você tem a aura nível 2, seus casters terão praticamente mana infinita, e os heróis dos humanos, que consomem muita mana (Paladino e Mountain King), irão se beneficiar muito disso.

Os elementais de água podem ser considerados os melhores summons do game pelo simples fato de não ter limite de quantos você pode trazer. O custo para trazê-los é relativamente baixo, eles tem ataque do tipo perfurante, bastante vida, o dano é alto comparado a outras summons e o Arquimago é capaz de fazer três ou até quatro na mesma batalha — o que consiste em unidades fortes que o oponente terá de focar. Todas elas vindo de graça e quase não beneficiam seu oponente com experiência.

A sua outra habilidade principal é uma pouco usada. Se chama Blizzard: é uma habilidade que atinge uma certa área e causa dano contínuo na área. O dano é baixo, mas conforme o jogo avança esse dano começa a aumentar pois irá haver mais unidades nas lutas e a magia pode atingir uma quantidade maior de unidades.

Por fim está o Ultimate. Ele é um dos mais fortes do jogo — e posso ir além — acredito que é o melhor ultimate em uma uma visão macro. Com um countdown de apenas 20 segundos, ele é um pergaminho de teletransporte de graça e, melhor ainda, pois você pode teletransportar pra qualquer unidade ou estrutura terrestre que você possuir. Isso significa que você pode enviar um footman dentro da base de seu oponente, usar o Mass Teleport (ultimate do Arquimago), entrar na base, causar estrago, e depois de 20 segundos (quase o tempo de reação do seu oponente, se o exército dele estiver longe), já consegue fugir da luta e voltar à sua base seguro. 

Para entrar mais a fundo no Archmage, nós teremos que analisar alguns fatores em suas habilidades principais: Elemental de Água e BlizzardQual devo escolher?

Essa é uma boa pergunta, e eu posso te afirmar com certeza: as duasMas como assim? Então não devo upar a aura? É mais complicado do que parece e exige uma certa mecânica de jogo. 

Os elementais de água são muito mais fortes no início do jogo, conseguem limpar campos, lutar e aumentar o seu exército, mas perdem efetividade conforme o seu oponente consegue dispell para lidar com eles. Ou seja: por volta do tier 2 ou começo do tier 3 para a maioria das raças. Neste momento, você vai querer comprar um item no mercador goblin chamado Tome of Retraining. É um item de 300 de gold que vai resetar as skills do seu herói e você vai poder upar novamente, trocando os Elementais pela habilidade Blizzard, que é quando a skill brilha.

Quanto mais alvos você atingir com essa skill, especialmente no seu nível 3, mais dano você entrega nas lutas. E de brinde vai conseguir aumentar a vantagem que o seu archmage trás. Ele ficará vulnerável a controles, como stuns e foco das tropas inimigas, mas até lá, você já terá seu Paladin e conseguirá curar o Archmage tirando ele do perigo, afinal de contas, ele continua sendo o herói com menos pontos de vida do Warcraft 3.

Clarividente

Warcraft 3 Reforged Far Seer

O Clarividente, também conhecido como Far Seer pelos mais íntimos, é um herói de inteligência dos Orcs. Ele se encaixa na classe de Caster pois é um herói que irá usar suas habilidades para auxiliar seu exército. O Clarividente é bastante diferente do Arquimago, pois a falta de uma Aura no próprio Clarividente e sua habilidade “Far Sight” ser bastante ruim, ele terá de focar em upar suas duas skills que sobraram, Chain Lightning e Feral Spirit.

O Clarividente não é visto com tanta frequência assim, apesar de ser uma boa escolha como primeiro herói. Os orcs tendem a ter outro herói muito superior, o Mestre das Lâminas, porém, com o nível crescente entre os jogadores, muitos players começaram a desenvolver estratégias e algumas raças começaram a se “blindar” contra o Mestre das Lâminas, abrindo espaço para novas estratégias vindas pelo lado do Orc. E é então que encaixa-se o Clarividente.

Feral Spirit é sem dúvidas, a habilidade de invocação mais forte do jogo (pensando só em seus benefícios e em um único uso). Ele é capaz de invocar de apenas uma vez dois espíritos de lobo que com os níveis ganham ataque crítico e invisibilidade. Os lobos causam bastante dano em tropas ou heróis inimigos, podem ser usados para Scout ou para Harass, e funcionam muito bem mesmo se o seu oponente tem Dispell, pois irá forçá-lo a fazer isso.

Chain Lightning não fica muito atrás de Feral Spirit. Ela causa bastante dano em área, mas ainda sim é uma excelente skill para finalizar alvos sem vida, muito útil contra Humanos ou Elfos.

O Clarividente, é um excelente herói dos Orcs, funciona muito bem em todas as match-ups e é relativamente pouco usado em Warcraft 3. Muitos jogadores tendem a preferir outros heróis dos orcs como primeiro, mas eu recomendo totalmente que comecem a jogar mais com o Clarividente.

Bem, apesar dos pontos positivos dele, existem alguns pontos ruins. Por exemplo: o herói não possui uma grande habilidade ultimate assim, afinal ela é extremamente fácil de ser counterada. Vamos falar mais sobre ela. Para explicar a ultimate do Clarividente, vamos usar as palavras da própria Blizzard.

Faz o chão tremer , causando 50 de dano por segundo aos edifícios e desacelerando as unidades em 75% na área de efeito. Dura 25 segundos

Bom, então basicamente o que a skill faz é criar uma área onde unidades inimigas tomam uma desaceleração bastante grande que apenas causa dano em estruturas, o que diminui e muito a funcionalidade dela. Pense bem, enquanto seu Clarividente utiliza a skill, ele fica incapaz de causar dano ou usar outras skills. E ainda fica parado em uma área — ou seja, não pode se movimentar e desviar de possíveis problemas, sendo fácil ser cercado e eliminado nessa situação.

Trocar o potencial de um herói na luta por apenas lentidão é uma coisa extremamente ruim pois, em qualquer match-up, os orcs tem métodos melhores de prender as unidades inimigas, como as redes dos raiders, ou até mesmo o War Stomp do Tauren Chieftain, que geralmente é visto junto com o Clarividente.

O dano em estruturas é muito situacional e pode ser utilizado até então em trocas de base ou para eliminar torres. E mesmo nesse fator é bem inútil, pois ainda o Clarividente teria que utilizar bem sua ultimate para o DPS ser bom o suficiente. No final, é melhor que os Orcs upem outras skills, por exemplo um Chain Lightning no nível 3 é extremamente melhor.

Warcraft 3 Reforged

Conclusão

Conhecer os seus heróis e seus papéis é importante. Especialmente agora que o foco de muitos jogadores iniciantes é aprender as diferenças entre Warcraft 3 e outros RTS — no caso o sistema de heróis, que é o mais diferenciado do game.

Tanto o Arquimago quanto o Clarividente são heróis similares de raças bem diferentes. Ambos são fáceis de utilizar e úteis em todas as situações, independente de contra o que você está. E isso é diferente de heróis para situações mas específicas, mas por hoje é isso, e até mais. Se você está disposto a aprender as técnicas dos heróis mais diversos, não perca as próximas postagens!

Fique ligado na seção de artigos para mais materiais teóricos sobre o cenário competitivo de Warcraft 3!

Streamer, Leitor e Viciado em videogames desde que se conhece por gente.
Artigos criados 12

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.