Warcraft 3, heróis e estratégias: entendendo seu papel na partida

Warcraft 3 Reforged Uther

Olá a todos, eu sou o Norseland. Vocês devem me conhecer de outros artigos aqui do Warcraft 3 Brasil e, recentemente, ao terminar a série de traduções sobre os guias básicos, fiquei me perguntando: “qual tipo de artigo eu deveria escolher?” E eu pensei “por que não começar com uma série de artigos voltado aos heróis principais das raças”?

A minha primeira ideia foi pegar as opções principais — os Archmages, Blademasters, Demon Hunters e Death Knights —, mas logo percebi que existem vários heróis que os jogadores não escolhem por não saberem como utilizarem ou por trazerem uma curva de utilização mais complicada. Começamos então a tratar deles.

Hoje trarei dois deles para exemplificar o papel que eles podem desempenhar na partida de Warcraft 3. São eles: Tauren Chieftain e Warden. Então prepare altar, libere os creeps do Goblin Merchant e lembre-se de sempre manter-se bem posicionado.

Warcraft 3 Reforged Orcs Tauren

Entrando a fundo nos heróis de Warcraft 3

Shockwave ou War Stomp? Shadow Strike ou Fan of Knives? Heróis bons com opções de skills variadas, mas qual seria a melhor escolha?

A maioria dos heróis de Warcraft 3 é criado com a seguinte base: duas de suas skills são o que podemos dizer de “principais” — skills fortes e que ficam melhores quando seus níveis sobem —, uma skill “secundária” (como auras e habilidades mais situacionais), e o seu tão esperado Ultimate. Geralmente, as duas skills principais tendem a consumir muita mana, fazendo com que o jogador tenha que escolher qual será focada no momento. E é nisso que vem os dois primeiros heróis de nossa lista.

A parte abaixo é uma tradução do artigo “Shockwave or War Stomp”, o qual me deu a ideia de entrar a fundo neste artigo. O artigo foi escrito pelo Rehcram, em 13 de agosto.

Tauren Chieftain

WARCRAFT 3 REFORGED TAUREN CHIEFTAIN

O Tauren Chieftain é um herói principalmente focado em tomar dano e proteger suas unidades. Sendo um herói de atributo de força, geralmente os Tauren Chieftain tomam a frente do exército orc e possibilitam com que ele possa usar suas duas skills principais com bastante sucesso. Porém, isso só deixa mais complicado a pergunta: qual das duas terá mais valor?

Bem, isso vamos tentar responder juntos.

Para alguns heróis, como Far Seer, é normal escolher suas duas skills principais de mana — simplesmente porque Far Sight não é muito útil. Isso não acontece com o do Tauren Chieftain e sua Endurance Aura que, por outro lado, é uma das melhores auras do jogo. Então você é incentivado a escolhê-la em vez de evoluir Shockwave ou War Stomp.

Vamos começar examinando as match-ups em que o Tauren Chieftain é usado e, a partir daí, tentar entender por que as habilidades específicas estão sendo escolhidas.

Warcraft 3 Tauren Chieftain Shockwave Shockwave vs. Mass Talons

Contra Night Elf, o Tauren Chieftain não é muito usado. Por vários anos ele foi, no entanto, a melhor escolha como um segundo herói, já que a habilidade Shockwave era extremamente valiosa desde que os Elfos estivessem usando um exército composto com muitos Druids of the Talon.

Vamos resumir por que o Shockwave funciona melhor do que o War Stomp contra Mass Talons:

  • Muitas unidades inimigas = muito fácil de alcançar o potencial do feitiço, sem expor o Tauren à morte
  • Unidades inimigas frágeis = o dano relativo causado a cada unidade é essencialmente mais impactante
  • Feitiço à distância torna mais difícil para o Demon Hunter inimigo usar Mana Burn
  • Nenhuma cura em área gratuita e conveniente para o inimigo.
  • Aumenta seu potencial de Base Trade.

Shockwave é muito eficaz contra essa composição inimiga pois consiste em muitas unidades pequenas, permitindo que o Shockwave faça seu potencial mais facilmente; especialmente porque unidades como Talons se alinham de forma côncava enquanto lutam. Além de Shockwave infligir muito dano em área comparado ao War Stomp, os Night Elves não tem acesso a nenhuma cura conveniente em área, exceto pelos caros Healing Scrolls que também poderiam ser negados pelos Orcs.

Uma outra vantagem importante do Shockwave: Base Trade. Com Raiders e Speed ​​Scrolls, o Orc já é muito potente no estilo “hit and run” de Base Trade. Shockwave aprimora isso ainda mais. Não apenas porque atinge estruturas, mas porque uma Shockwave nível 2 pode matar Wisps tentando reparar os edifícios que você está atacando.

War Stomp vs. Undeads

War Stomp é a escolha preferida contra os Undeads. Isso ocorre porque Shockwave é bastante ineficaz contra Undead e porque War Stomp é muito bom em qualquer situação adversa.
Para entender por que o Shockwave não é muito eficaz, podemos simplesmente olhar os pontos anteriormente mencionados. Os mortos-vivos não são realmente conhecidos por seus grandes exércitos — são cheios de unidades frágeis (na verdade, os três heróis dos mortos-vivos são frequentemente chamados de “o único exército que os mortos-vivos precisam”). Além disso, não há Mana Burn com que se preocupar e os Mortos-Vivos têm uma cura em área gratuita e bastante eficaz de suas Obsidian Statues.

O jogador Orc, à medida que o jogo atinge o late game de Warcraft 3, faz a transição para os Troll Berserkers. Juntamente com um Kodo Beast e Blademaster, este é um exército capaz de causar enormes quantidades de dano. A maioria do exército também é variada, portanto, focar seu dano é viável. É aqui que o stun de War Stomp é útil. Mesmo que você já possua o Hex e o Ensnare, um stun a mais sempre é bem vindo. A vantagem do War Stomp em comparação com outras ferramentas de bloqueio é que ele não pode ser dissipado (como Hex) e o inimigo não pode usar feitiços e itens (como eles podem com o Ensnare).
É claro que o War Stomp também tem uma área de efeito. Atordoar tanto a unidade que você quer matar quanto a unidade que pode salvá-la (Death Knight com mana para soltar Coil) é realmente excepcional. Para completar, um stun em área também simplesmente reduz o dano do oponente. Contra os Undead, eu não diria que este é o principal motivo para escolher o War Stomp, mas certamente é uma boa cereja no topo — inutilizar cinco Crypt Fiends por quatro segundos é simplesmente incrível.

Como antes, vamos resumir porque War Stomp é bom contra Undeads:

  • Exército com alto dano se beneficia imensamente do Stun
  • Inutiliza o Death Knight e o impede de salvar unidades
  • Reduz o dano do seu inimigo paralisando as suas unidades
  • Um Tauren Chieftain invisível pode prender todo o exército inimigo e garantir uma vantagem de posição nas lutas

E contra os humanos?

Tudo bem, a próxima parte será sobre a escolha na luta contra os Humanos — e deixe-me começar essa parte assumindo que o Far Seer é seu primeiro herói. Este confronto é onde fica um pouco mais complicado e talvez até um pouco controverso. A partida em que muitas vezes me encontro discordando da escolha pelo Orc. Mas, verdade seja dita, ambas as habilidades podem funcionar — mas aqui queremos definir algumas regras para encontrar o melhor dos dois, e tudo depende de como a partida se desenrola.

Contra a estratégia humana mais recente, na qual eles jogam Riflemen e Casters (com apenas um Sanctum), eu recomendo o War Stomp. Especialmente se você estiver jogando com xamãs, pois isso permite que seus Grunts e Tauren Chieftain façam uso fenomenal do Lightning Shield. War Stomp também, como mencionado anteriormente, interrompe o dano inimigo por algum tempo (o que é extremamente bom contra riflemans que são focados apenas no dano bruto). Contra Riflemen, Shockwave realmente não é suficiente. O impacto relativo é menor, uma vez que os riflemans são mais resistentes e os priests podem curá-los sem que isso seja ruim para o Humano.

Warden

WARCRAFT 3 REFORGED WARDEN

Por onde começar a falar desta heroína? Eu citei no artigo “Como jogar com Elfos da Noite” que ela é uma ótima opção para a primeira escolha — e que a Warden é um dos heróis mais difíceis de se jogar em Warcraft 3.

A Warden é extremamente dominante em mapas específicos, como em Terenas Stand e Echo Isles, e na maioria de outros mapas ela quase nunca é escolhida exceto em algumas partidas específicas.

Mas então, com um herói tão específico, usado por um nicho de jogadores e útil em alguns mapas e não em outros, como decidir quais habilidades de sua Warden upar? Bem, iremos a fundo nas match-ups.

Warcraft 3 Warden Fan of Knives Fan of Knives vs. Humanos

Aqui o resumo do porquê o Fan of Knives é excepcional contra o Humano:

  • Footmans e Riflemans não tendem a ser muito resistentes, mesmo os Casters como Priests e Sorcerers tendem a tomar muito dano de Fan of Knives
  • Peasants não tem onde se esconder se uma Warden adentra a base dos Humanos — ela irá sempre sair com pelo menos um peão morto
  • O Harass causado pela Fan of Knives tanto no exército quanto na economia pode atrasar a principal estratégia dos Humanos
  • Uma Warden extremamente bem posicionada pode ganhar um jogo apenas com uma sequência de Fan of Knives

A principal estratégia nesta match-up consiste no humano fazer um push de tier 2 com 50 de supply usando riflemans e priests. O priest é uma unidade bem frágil que serve apenas para dar sustain aos riflemans enquanto eles, sozinhos, não são tão resistentes, mas causam muito dano. A Warden pode facilmente atingir os priests e cortar a cura dos Humanos — além de causar sérios danos aos riflemans, já que a Fan of Knives é uma habilidade que causa dano em área.

O Humano poderá tentar parar sua Warden, usando habilidades como o Stormbolt do Mountain King ou focar ela com os riflemans, mas a habilidade Blink da Warden faz com que ela se torne “Imune” ao Stormbolt se usada no tempo certo. E também pode ser usada na distância dos Riflemans: ela pode entrar, matar vários Priests e sair sem deixar rastros.

Outro fator importante é: o Humano tende a atacar a base dos Elfos mas ele terá apenas uma torre em sua base para se defender. A Warden, se estiver perto da base do Humano, poderá entrar facilmente usando sua habilidade de Blink mesmo com ela totalmente fechada. A Arcane Tower do Humano pode consumir a mana da Warden mas, se o jogador for experiente, ele sairá matando todos os peasants da gold mine do Humano e cortando a entrada de recursos dele,  usando posteriormente o Staff of Teletransportation para sair. Assim, a Warden pode encher sua vida e mana nas Moon Wells e voltar para o combate em um piscar de olhos.

Shadow Strike vs. Undead

Uma match-up difícil para o Elfo em Warcraft 3 é contra Undead. Mesmo que este confronto seja complicado, o jogador ao usar a Warden pode fazer um Harass usando seu Shadow Strike nos Acolytes desprotegidos do Undead — ou mesmo focar os heróis dos Mortos-vivos, já que essa skill causa um enorme dano. Como a força principal do Undead está em seus heróis, ele tenderá a ter dificuldades nessa situação. Mesmo que o Sustain com o Death Knight e as Obsidians seja grande, a skill Shadow Strike continua causando o dano por um tempo, neutralizando a cura das Estátuas.

Diferente do Demon Hunter, a Warden não tentará causar Harass no exército do oponente logo cedo. Ela irá procurar as chances de entrar na base do Undead e matar seus Acolytes, especialmente quando o oponente estiver indo para Tier 2 ou para Tier 3, a qual ele terá que cancelar o tier para construir novos Acolytes ou ficar com uma renda menor até que o Tier termine.

As Crypt Fiends, apesar de bastante resistentes, perdem muita vida para um Shadow Strike nível 3. Neste momento, o Elfo irá focar unidade por unidade do Undead e neutralizá-las rapidamente.

O Fan of Knives, apesar de bem útil, não vai funcionar tão bem pois os Acolytes ficam afastados nas gold mines e o sustain em área dos Undeads é muito grande para que você consiga usar vários Fan of Knives antes da cura do oponente — o que torna o Shadow Strike melhor aos poucos.

E então o resumo de porquê o Shadow Strike funciona contra o Undead:

  • Um Burst muito forte escalando muito bem com o nível
  • Excelente habilidade para matar Acolytes nas Gold Mines ou Ghouls na madeira
  • Útil enquanto estiver no combate direto, podendo atingir tanto as unidades quanto os heróis do Undead
  • Pode atingir unidades voadoras, sendo útil contra Wyrms a qual os Undeads possam tentar trazer
  • O Envenenamento causado pelo Shadow Strike interrompe a cura das Obsidian Statues.

E as opções contra orc?

Agora chegamos em um ponto complicado: e a Warden contra Orc? Ela é muito bom para lidar com unidades frágeis ou focar em um alvo único e destruí-lo, mas contra Orc qual é a opção viável? Bem, então chegamos a um ponto complicado, afinal a escolha de Warden contra Orc não é tão grande assim. Ela é uma heroína bem ruim na match-up pois suas habilidades não tendem a ajudar muito contra Grunts no início de jogo — e até mesmo contra o Blademaster — então ela se torna uma escolha bem frágil.

Se o jogador escolher pela Fan of Knives, e tentar usá-la contra os peons do Orc, ele irá colocar os peons feridos dentro de uma Burrow impossibilitando a Warden de usar sua Fan of Knives novamente. E uma Warden sozinha pode ter problemas em destruir as Burrows.

Usar a Fan of Knives em batalha pode até ser interessante, mas os Grunts tem muitos pontos de vida e a maioria das composições dos Orcs será formada de unidades similares com bastante pontos de vida e resistentes contra a Fan of Knives. A Fan of Knives, então, dependeria do Orc ir para uma composição mais frágil, contendo muitos Shamans ou Headhunters, o que não é comum para eles.

Como Fan of Knives é ineficaz, o jogador então irá para o Shadow Strike para conter o Orc. É claro que o Shadow Strike é uma opção um pouco melhor, podendo então focar os grunts ou outro tipo de unidade, mas a Warden é ineficaz em causar algum stun ou prender as unidades do Orc — que por sua vez estará livre para recuar, já que seu exército tende a ser bastante resistente e ter cura em seus Healing Salves ou até mesmo no Shadow Hunter.

Para usar a Warden nessa match-up, o jogador Elfo terá de subir de nível rapidamente e conseguir focar as unidades certas com seu Shadow Strike. Mas mesmo assim as chances de não ser efetivo são altas, já que os Orcs tem muitas maneiras de lidar com uma Warden.

Por fim, mas não menos importante, o resumo de porquê a Warden não funciona contra Orcs:

  • Um dano em área que não causa problemas para as unidades do Orc
  • O Herói é bastante frágil, podendo ser facilmente morto pelo DPS alto dos Orcs
  • Não é capaz de matar muitos Peons na base do Orc, pois é facilmente counterada por Burrows bem posicionadas
  • Seu Burst não é tão efetivo graças a quantidade de pontos de vida das unidades do Orc

Warcraft 3 Reforged Orcs

Conclusão

Tauren Chieftain e Warden são dois heróis valiosos para os Elfos e para os Orcs e ambos tem a tendência de ir muito bem em suas estratégias dentro de Warcraft 3. O Tauren é um grande herói de suporte que será bom em quase todos os casos, já a Warden tem suas deficiências por ser uma heroína que escala bem com seus níveis — mas é bastante única em seu próprio jeito. Se você está disposto a aprender as técnicas dos heróis mais diversos, não perca as próximas postagens!

Agradecimentos especiais ao Rehcram, por permitir a tradução de uma parte deste artigo, e ao Cepheid por ter me dado uma incrível ideia com seu artigo.

Fique ligado na seção de artigos para mais materiais teóricos sobre o cenário competitivo de Warcraft 3!

Streamer, Leitor e Viciado em videogames desde que se conhece por gente.
Artigos criados 11

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.