Teoria do Warcraft 3: Curva de Poder

Olá a todos! Eu sou o Norseland, jogador “iniciante” no cenário de Warcraft 3 e também streamer nas horas vagas. Eu estava procurando artigos sobre o jogo, pois gosto bastante de leitura, e então achei vários artigos para iniciantes no site Warcraft3.info. Como não há nenhuma tradução para estes artigos, e como temos vários jogadores começando e nem todos sabem inglês fluentemente, eu resolvi traduzir alguns dos artigos que podem ajudar a comunidade brasileira.

Trago hoje este artigo “Taking Advantage of the Power Curve”, publicado em 18 de abril de 2019 e escrito por RehcraM.

Warcraft 3: Power Curve

Neste artigo cobrirei a “Curva de Poder” como um tópico. Curva de Poder é facilmente um dos conceitos mais importantes de Warcraft 3 e em praticamente qualquer outro jogo ou até esporte. As chances de que muitos jogadores acreditam que as coisas que irei escrever aqui sejam óbvias; porque até certo ponto definitivamente é, o complicado é analisar esse tipo de conteúdo dentro da partida enquanto você está jogando.

O que é Power Curve?

Warcraft 3

Power Curve é um termo para quando o seu exército é mais forte que o exército do seu oponente.

A Power Curve naturalmente depende de uma infinidade de variáveis em Warcraft 3. Quanto você investiu no Early Game comparado ao seu oponente? Você conseguiu creepar com mais eficiência e, assim, seus heróis estão mais fortes? Talvez seu oponente optou por uma expansão e você tem mais vantagem?

Identificar quando você está à frente e como tirar proveito dessa sua liderança é a parte difícil. Quando você está a frente existem quatro maneiras diferentes que de melhorar ainda mais sua posição — quatro que iremos analisar, podem haver mais por aí;

  • Obter vantagem econômica (obter uma expansão)
  • Avançar sua tecnologia para ter unidades melhores (atualizar sua base principal, obter upgrades, melhorar unidades, etc.)
  • Creepar bastante (impedir seu oponente de pegar seus creeps e você mesmo fazê-los)
  • Atacar a base do inimigo

Se você deduzir corretamente que seu exército é mais forte que seus oponentes, mas escolheu uma maneira errada de tirar proveito de sua liderança, isso pode lhe custar muito caro. Talvez você superestime sua liderança e tente obter uma expansão apenas para perdê-la para um push do seu oponente que está usando todos os seus recursos para seu exército ao invés de uma expansão e, assim, diminuindo ou compensando sua liderança e punindo-o severamente.

Talvez você tenha uma vantagem significativa e tente terminar o jogo atacando a base inimiga apenas para desperdiçar muito tempo e deixar seu oponente reforçar suas forças. Este é, por exemplo, um perigo quando se enfrenta Mortos-vivos porque a sua base é muito difícil de ser destruída. Eles são capazes de se defender facilmente e continuar no jogo.

Exemplos

Para evitar que tudo fique muito vago, vamos dar um exemplo mais específico e analisá-lo um pouco. Como afirmei anteriormente, há uma abundância de variáveis a considerar, portanto, não há uma Power Curve definida para cada match-up ou jogo.

No exemplo a seguir, vou exagerar e generalizar algumas coisas para mantê-lo o mais simples possível.

Nós estaremos olhando para a match-up entre Humanos e Elfos da Noite. Primeiro, vamos definir algumas premissas de como nossos dois “jogadores” estão jogando:

  • A estratégia do Elfo da Noite é usar o Keeper of the Grove, alguns archers e depois avançar tecnologicamente em Mountain Giants e um Alchemist.
  • A estratégia do humano é começar com alguns footmans e depois avançar a tecnologia para Riflemans e Priests, indo para um push forte de Tier 2, sem avançar ao Tier 3 ou Expansão.

Na imagem acima, eu (grosseiramente) mostrei como a Power Curve desse game pode ser. A linha cinza indica o tempo passado durante o jogo e a linha branca indica o nível de poder relativo. Quando está acima da linha cinza, o Humano tem vantagem, quando está abaixo o Elfo da Noite que a possui. As áreas marcadas com números (1, 2, 3, e 4) são o momento em que cada jogador é mais forte que o inimigo — isso é chamado de “Power Spike”.

Tudo bem, então vamos tentar analisar a partida para entender porque a Power Curve está assim.

Em um combate direto, os Footmans são um pouco mais forte que as Archers. Quando ambos os heróis estão em seu nível 1 (e ambos têm sua habilidade de invocação), Humanos, portanto, tem uma pequena janela onde seu exército é mais forte. Em mapas como Echo Isles e Last Refuge (mapas onde o Elfo da Noite demora um pouco mais para chegar ao nível 2), vemos regularmente que o Humano aproveita disso atacando o Elfo da Noite antes que o Keeper of the Grove chegue ao Tier 2.

A janela de oportunidade é, no entanto, muito pequena, porque quando o Keeper of the Grove atinge o nível 2 e desbloqueia sua habilidade Entangle, as mesas são viradas e o Elfo da Noite poderá matar os Footmans um por um. Como o jogador Humano não tem mais o poder em seu favor, ele deve tomar muito cuidado.

Após algum tempo, ambos os jogadores atingiram o Tier 2 e o humano começou a produzir seus Riflemans. Quando não há mais de 1 ou 2 Riflemans, o Elfo da Noite ainda é mais forte devido ao Entangle, então eles precisam ainda jogar de forma segura enquanto os Riflemans se acumulam. Constantemente, conforme seus números aumentam, os humanos estão ultrapassando o Elfo da Noite. Com um par de Priests treinados, eles também serão capazes de lidar melhor com o Keeper of the Grove. Agora o jogador Humano deve escolher como tirar proveito de seu pico de poder. Eles podem optar pela tecnologia em Mortar Teams e Priests enquanto creepam rapidamente e fazem uma expansão ou tentam acabar com o jogo.

Nosso “jogador” Humano teve um bom começo, onde ele conseguiu causar danos ao Elfo da Noite no início do jogo, atrasando-os, e também sobrevivendo ao pico de poder dos Elfos da Noite sem perdas dolorosas, então o Humano está confiante de que eles podem acabar com o jogo, indo assim para um push final.

Infelizmente para o jogador Humano, o Elfo da Noite defende bem sua base e consegue prolongar a batalha tempo suficiente para conseguir construir Mountain Giants suficientes para vencer dos Riflemans. Como o humano não estava indo para o Tier 3 ou fazendo expansões, e seu push all-in falhou, ele está agora com problemas pois o Elfo da Noite está na vantagem agora.

Esse foi apenas um exemplo de como a Power Curve funciona, mas, como você pode imaginar, ela é aplicável a todos os jogos.

Warcraft 3 Orc Undead

Conclusão

Resumindo: é vital que você entenda como não apenas reconhecer quando você tem um Power Spike, mas também como aproveitá-lo em Warcraft 3. Se você jogar de Orc contra Undead e conseguir seu segundo herói, você pode não conseguir finalizar o jogo mas está forte o suficiente para conseguir roubar os creeps dos inimigos.

Pode parecer insignificante, mas tudo que você puder fazer é melhor do que não fazer nada.

O conceito é fácil de se aprender e bom de se entender, mas é imensamente difícil de se dominar.

Fique ligado na seção de artigos para mais materiais teóricos sobre o cenário competitivo de Warcraft 3!

Streamer, Leitor e Viciado em videogames desde que se conhece por gente.
Artigos criados 11

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.