Warcraft 3 Reforged: As dicas fundamentais para iniciantes

Warcraft 3 Reforged

Aprender a jogar Warcraft 3 Reforged não é fácil pra quem nunca teve contato com um game de estratégia em tempo real. Principalmente para aqueles que sempre ficaram assustados com a quantidade de coisas que você precisa fazer em uma partida. Controlar base, unidades, heróis e ainda pensar na estratégia? Vish.

Mas calma. Calma que tudo é uma questão de se adaptar ao jeito mais rápido de jogar. Na maior parte das vezes nem se trata de velocidade, mas de tomar as decisões certas e comandar as suas unidades de forma correta.

Caso você queira aprender a jogar Warcraft 3 Reforged, separei algumas dicas mais abertas e iniciais para quem realmente está começando. Vem com a gente!

Warcraft 3 Brasil

Warcraft 3 Reforged: as dicas para iniciantes

“Qual a dica que você dá para quem está começando em Warcraft 3 Reforged?”

Essa é uma pergunta frequente que recebo durante as lives e, na maior parte dos casos, as dicas podem variar do quanto você já conhece um jogo de estratégia. Por aqui, o foco será para quem realmente está começando, beleza?

Dica 1: Aprenda a gerenciar os grupos de unidades!

Usar a tecla “CTRL” é quase vital em um RTS como em Warcraft 3 Reforged ou mesmo em outros jogos do gênero, como StarCraft ou Age of Empires. Ela permite você salvar construções ou um grupo de unidades nas teclas de 1 a 0 no seu teclado convencional — e isso ajuda a ter rápido acesso a elas.

Um layout prático que eu uso é da seguinte forma:

  • 1 a 3: seu exército, podendo colocar 1 para os heróis, 2 para as unidades de linha de frente e 3 para os guerreiros de suporte e longa distância;
  • 4: Main Hall ou a construção principal da sua base, para construir seus trabalhadores;
  • 5: Altar, para treinar ou reviver seu herói;
  • 6: Barracas ou equivalente na sua raça, para fazer o seu exército no início do jogo;
  • 7: As construções da segunda tecnologia em diante, que compõem o seu exército mais avançado na partida;
  • 8 a 0: Outras construções, como expansões.

Mas, é claro, você é livre para criar o seu próprio layout. Tudo para a sua facilidade e que combine com o seu estilo de jogar durante as partidas!

Ah, aqui vai uma dica bônus: a tecla “SHIFT” adiciona uma unidade ou construção para um grupo já formado. Quer adicionar uma arqueira no grupo 2, por exemplo? Selecione ela, só aperte “SHIFT”+”2” e pronto. Ela estará no grupo 2.

Dica 2: Escolha uma raça para aprender!

Warcraft 3

Vai ajudar — e muito — se você escolher uma raça para focar neste início. Pode mudar depois, sem problemas, aqui é mais para você se acostumar com as teclas de atalho, com os heróis e com as primeiras estratégias.

No geral, aqui vai um resumo bem “resumão” mesmo sobre cada uma das quatro raças de Warcraft 3 Reforged: orcs são brutamontes que adoram dano físico, humanos apostam em unidades em maior número e tendem a ficar a longa distância, elfos trazem uma boa variedade de estratégias a curta e longa distância com várias magias e mortos-vivos costumam jogar de forma mais defensiva e tradicional.

Aliás, a campanha é muito boa para ensinar, pouco a pouco, quais são as unidades, heróis e mecânicas mais comuns de cada uma das raças. Recomendo que joguem ela antes de entrar em uma partida no PvP tradicional de Warcraft 3 Reforged.

E qual é a raça mais “fácil” para um novato? É uma boa pergunta e pode depender da opinião de muitos, mas considero orcs relativamente mais fácil pois as unidades custam mais comida e elas são mais resistentes por natureza. Então, os exércitos dos orcs são menores e mais bons de briga. Isso sem falar que, contra estratégias agressivas desde o começo do jogo, eles podem esconder os peões dentro das construções e não apanhar tanto no início.

Para ajudar nesse quesito de escolhas de raças, recomendo alguns artigos específicos aqui no Warcraft 3 Brasil para você se aventurar. Veja logo abaixo.

Dica 3: Assista um profissional jogar!

Mas calma, tem um jeito bem legal de aprender com eles. Profissionais costumam fazer milhares de ações por segundo e você pode se perder facilmente no meio de cada uma delas.

O macete aqui é prestar atenção em uma só coisa que eles fazem. Em uma partida, preste atenção como ele começa o jogo. Quais são as construções que ele faz primeiro. Quais unidades ele treina primeiro.

Na partida seguinte, foque somente nas ações que ele dá para cada uma das unidades. Passe a partida inteira prestando atenção só nisso. Veja que momento ele coloca ou tira cada unidade da batalha. Preste atenção se estão todos no mesmo grupo de unidade, como conversamos antes. Questione, mesmo que pra você mesmo, por que ele faz cada uma das suas ações e aprenda com isso. Fique observando cada detalhe deste ponto.

Na próxima, foque somente no ouro e na madeira. Perceba como ele vai investindo cada um dos seus recursos para fazer o seu exército.

Na seguinte, veja quais campos neutros ele faz com o herói. Que itens caem por lá. Perceba o nível da dificuldade de cada campo e como ele faz para diminuir o dano que suas unidades tomam enquanto ganha experiência e ouro nesses campos.

Escolha pontos específicos como os que citei logo acima. Principalmente aqueles que você está com muita dúvida ou dificuldade. Cada um deles vão ficando mais claro na sua mente e você vai sacando as coisas mais avançadas de gameplay — como build orders, farm, drop de itens, economia, micro e macrogerenciamento. Caso queira saber onde encontrar alguns desses “prós”, segue essa lista aqui com profissionais especializados em cada uma das raças de Warcraft 3 no Twitch.

Você também pode baixar replays de profissionais e assistir dentro do jogo. Um dos melhores lugares para isso é no site Warcraft3.info. No entanto, a vantagem de assistir as streams é você acompanhar todo o fluxo de ações de um jogador e aprender em tempo real.

Warcraft 3 Reforged

E, finalmente, não desista!

Warcraft 3 Reforged, assim como Warcraft 3 tradicional, é uma tentativa e erro constante. Não existe uma fórmula certa de jogar e muitas estratégias nem sempre vão funcionar todas as vezes. Tudo depende do mapa, da raça do adversário e das ações que os dois tomarem. Assistir os seus replays vai ajudar a entender, aos poucos, o que não deu certo. Jogar contra amigos também, principalmente para evitar as filas ranqueadas e cheias de jogadores experientes nesse início pelo jogo.

Várias dicas menores podem refinar o seu gameplay, mas creio que as maiores já foram dadas nesse artigo. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se a vontade para me perguntar pelo Twitter, durante as lives no Twitch ou mesmo na seção de comentários.

E boas partidas de Warcraft 3 Reforged, bravo guerreiro!

Jornalista, streamer e apaixonado por Warcraft 3.
Artigos criados 85

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.