Warcraft 3 e o quarto recurso secreto

Warcraft 3 recurso

Warcraft 3 esconde segredos que a gente descobre com o tempo. Os videogames são assim, especialmente os jogos competitivos que nós, os fãs, não largamos de jeito nenhum. Mas, conforme exploramos mais e mais suas mecânicas, percebemos que algumas coisas por lá são extremamente valiosas. E, hoje, explico o quanto um recurso “secreto” do jogo é tão importante quanto o ouro que você gasta para fazer literalmente tudo pelo mapa.

Estou falando de algo que a Blizzard deliberadamente escondeu de você na interface do jogo quando entrou no Warcraft 3 pela primeira vez. Inclusive, este recurso pode aparecer a todo momento na sua telinha se você ativar a opção certa no menu de opções. Não é algo que você coleta como o ouro ou a madeira, mas é algo que você constrói — assim como a comida.

Estou falando de algo que você investe toda a sua grana: a vida. Mais especificamente, os pontos de vida de todo o seu exército.

Usando a vida como um recurso em Warcraft 3

Isso parece extremamente óbvio para alguns — afinal, sem exército você perde a partida né, dããã —, mas talvez você nunca parou pra pensar que as barras de vida são recursos que você “controla” a todo momento em Warcraft 3. Elas definem quem morre e quem sobrevive… E os vencedores são aqueles que a gerenciam melhor. Afinal, de nada adianta ter um macro perfeito, utilizando o ouro e a madeira com a maestria de um comandante russo para, no final, elas entrarem em combate e morrerem para duas baforadas de um Panda.

Warcraft 3 recurso vida
Assim como em Street Fighter, o recurso de vida é importantíssimo para seu personagem. Mas, aqui em Warcraft 3, funciona mais como uma “soma” de todo o seu exército!

Inclusive, este é um dos melhores exemplos que eu posso tirar para mostrar que este é o recurso mais importante de uma luta. Pense como uma partida de Street Fighter. A soma de todas as barras de vida de seu exército é a barra de saúde de um lutador. Uma só baforada vai ser um combo que tira 40% da sua vida, afinal são 8 unidades que tomaram um dano considerável. Mas, ao contrário de um jogo de luta, você pode voltar com essa vida: basta usar um scroll de cura em área.

Os profissionais trabalham com o recurso de vida a todo momento, pode observar em alguma das partidas lá no meu canal. Como Happy espera o último segundo para curar uma Fiend e tirar o aproveitamento máximo da sua cura. Como eles “farmam” os campos com elementais e outras invocações sempre tomando o dano para o seu exército. Como eles sempre andam por aí com poções de vida para chegar na treta com a vida máxima possível para o seu exército. Como um Night Elf de alto nível usa o Demon Hunter para absorver todo o dano do adversário e dar staff para fazê-lo voltar a base e recuperar toda a vida com as Moon Wellls.

Não é à toa que o metagame de Warcraft 3 evoluiu para a ascensão de vários heróis com capacidade de invocar monstros com barras de vida descartáveis. Enquanto Archmage sempre foi o melhor pick para os humanos, o despertar de estratégias envolvendo Far Seer, Keeper e Crypt Lord assombram as partidas do early game nos últimos anos. Elas facilitam o farm no começo do jogo e sempre dão um “boost” na sua barra de vida geral nas brigas do início do game.

Ou vai dizer que nunca trombou com um Archmage com três elementais e não ficou com receio de atacar aquela mangueira ambulante porque sabe que ele pode desaparecer a qualquer momento? Ou um Far Seer te azucrinando com lobinhos desde o começo do jogo quando você só tem um herói?

Warcraft 3 recurso vida
Far Seer cresceu muito no metagame de Warcraft 3 por forças brigas com vantagem de summons no começo do jogo.

Claro que certas unidades são mais valiosas que outras nessa “grande soma” das barras de vida. Perder um herói significa uma pequena parte de todo o seu HP, mas o impacto real dessa perda nas brigas é gigantesco. Há muitos outros “recursos escondidos” dentro desse jogo que são importantes para o desenrolar da partida — como a mana dos heróis, o DPS do seu exército, a experiência e vários outros que talvez a gente se aventure em algum artigo no futuro.

Mas, em última instância, é a vida do seu exército que vai dizer se você ainda está de pé lutando ou se o round já acabou. Lembrem-se disso: enquanto comida, ouro e madeira são os seus recursos do macro, a vida é o recurso do micro. Use ela com sabedoria em Warcraft 3.

E não esqueça de conferir mais artigos aqui em nosso site!

Jornalista, streamer e apaixonado por Warcraft 3.
Artigos criados 109

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.