O Warcraft 3 europeu está de cara nova?

Warcraft 3 Foggy

Olá a todos! Eu sou o Norseland. Eu andei acompanhando a ESL Open Cup #54 de Warcraft 3 e tive uma grande surpresa como muitos de vocês — a qual o favorito jogador Russo Dmitry “Happy” Kostin, que por muitos é considerado o melhor jogador da Europa a alguns anos, foi derrotado em um 3-1 para o jogador da Ucrânia Andriy “Foggy” Koren.

Happy é considerado o melhor jogador de Undead da Rússia e já foi membro de diversas grandes equipes — como por exemplo a lendária Meet your Makers. Em sua carreira, ele carrega grandes vitórias e títulos importantes, tanto antigos quanto recentes. Ano passado (2020), ele atingiu primeiro lugar em 3 das quatro edições da Dreamhack (Winter, Summer e Fall), ficando em terceiro lugar na edição de Anaheim, junto com Moon (primeiro), FoCus (segundo) e Foggy (terceiro/quarto). Já em 2019, Happy conseguiu o primeiro lugar na WGL Summer, e segundo lugar na WGL winter. Possivelmente podendo ser considerado o jogador com maior sucesso da Russia, e quem sabe, futuramente da Europa.

Além disso tudo, Happy também é o primeiro jogador no Ranking de Elo do site Warcraft3.info. Happy é, sem duvida, o melhor jogador da Europa atualmente no Warcraft 3, sendo raramente derrotado em confrontos de MD3 ou MD5. Muitos dizem que é por conta de sua incrível habilidade de micro, outros dizem que é porquê seu estilo de jogo é refinado junto com um grande conhecimento da raça. E podemos dizer que é uma mistura das duas coisas.

Com uma base de jogo sólida, misturada com as forças da Raça Undead, ele consegue colocar-se a frente de seus oponentes, raramente perdendo unidades no early game devido ao seu grande conhecimento e habilidade de micro. Com o não tão recente Patch 1.32.9, houve um grande buff em alguns aspectos do Undead, especialmente no herói Crypt Lord, que logo infestou o cenário tanto competitivo quanto casual. Mas, apesar disso, Happy e seu estilo de jogo mais clássico com Death Knight acabou por mostrar que está além disso, e mesmo com esforços de jogadores muito bons como Xlord, nenhum deles conseguiu superar Happy.

Ao contrário dele, o jogador Ucraniano Foggy começou sua carreira um pouco mais tarde. Ele só começou a ficar conhecido em meados de 2015, onde começou a fazer livestreams e, desde lá, tem mostrado um jogo sólido e bastante habilidade com a raça Night Elf. Além disso, não apresentou resultados tão grandiosos assim quanto Happy, nunca venceu uma WGL, conseguiu vencer vários campeonatos de Tier 2, qualificatórias e campeonatos menores, mas em campeonatos de Tier 1, conseguiu alguns segundos e terceiros lugares, mas nunca uma grande vitória, tendo perdido para Happy nas finais dos campeonatos da ESL #51 e #50 apenas esse ano, e no #46, #16 e #15, #13, #11, #9, #8, #7, #3 e #1 ano passado, vencendo contra Hawk na edição #19.

Sua maior conquista foi atingir o segundo lugar na antiga Golden Champion Series 2017 Winter, após vencer de TH000, um dos favoritos daquele campeonato.

Pensando em tudo isso, trago uma análise completa dessa série para todos vocês.

Primeira partida

A primeira partida foi em Last Refuge. Ambos os jogadores fizeram uma abertura bem padrão. Death Knight como o esperado foi o primeiro herói do Happy e ele não fez uma abertura com mais ghouls e sim foi direto para tier 2 e Crypt Fiends. Pelo lado do Foggy, ele decidiu ir com Keeper of the Grove, como de costume, e uma abertura de arqueiras.

Happy jogou para pressionar o Farm do Foggy, tentando impedí-lo de atingir o level 2 e assim ganhando tempo para o Tech 2. Já o Foggy foi para um full Clear e uma “fast expo” não atrasando o T2.

Ambos foram para um tech 2 no timing early de segundo herói, Lich como o esperado para o jogador UD e Demon Hunter para o Elfo já que KotG e DH estão se tornando uma composição de heróis mais viável com o passar do tempo.

Os dois jogadores fizeram os campos dos seus respectivos lados, sem muito confronto até o mid-game, com uma composição de T3 com triple hero + Crypt Fiend + Destroyer + Estátua. Happy fez um push de 49 food contra a expo do Foggy, mas ele não conseguiu destruí-la pois o Elfo conseguiu defender com apenas algumas archers e seus dois heróis, tirando um terceiro PotM (Priestess of the Moon).

O jogo continuou por volta de uns 10 minutos com os dois jogadores lutando sem parar na Expo do Foggy. No final, Foggy conseguiu repelir todos os ataques do Happy, que se recusou a ir de uma expansão e continuou massando tropa e recuando para apenas limpar os restos dos campos que tinham em seu lado do mapa.

Foggy, por sua vez, fez o mesmo e foi até 80 de food, preparando um exército descente para finalizar o Happy, mas evitou lutar contra ele fora de sua base mesmo tendo uma vantagem de 30 de food e itens nos heróis. Quando a mina de ouro do Happy acabou, ele vendeu algumas estruturas, fechou 80 de food, e puxou contra uma terceira base que o Foggy estava estabelecendo tendo um confronto de 80 vs 80.

Enquanto essa batalha estava acontecendo, Foggy retirou mais algumas tropas na sua expo, criando alguns Chimaera Roost, e puxou algumas Chimaeras que finalizaram o resto do exército do Happy dando vitória no primeiro jogo.

Segunda partida

A segunda partida foi em Amazonia. Ambos os jogadores foram para aberturas bem padrão: Happy tirou mais ghouls early game pra auxiliar no Farm, já o Foggy manteve a mesma build de arqueiras. Já falando sobre os heróis, manteve-se Death Knight para o Happy e KotG (Keeper of the Grove) para o Foggy. Um early game de clear para os dois lados e, depois do nível 3, Foggy foi um pouco mais agressivo botando vantagem.

Ambos os players foram para Tier 2 e Foggy foi para uma Expo mais cedo. Happy por sua vez não tentou cancelar ou lutar pela Expo, e sim deixou o Elfo expandir e então foi fazer sua própria Expansão. De segundo herói, as escolhas se mantiveram em Lich e Demon Hunter.

Com as expansões estabelecidas ambos os jogadores foram Tier 3 e tiraram composições de 80 de food, enquanto limpavam o resto do campo dos mapas. Nesse momento, Happy deu um Creepjack muito forte no campo Hard enquanto Foggy ficou preso e quase perdeu seu segundo herói e a maioria das arqueiras.

Com o mid-game perto do fim, ambos os jogadores já tinham exércitos prontos, e o mapa estava sem campos, Happy juntou um army de 90 de food e puxou contra o Foggy, que estava com 80 de food. Foi uma fight bem intensa, mas Happy conseguiu vencer, destruindo a expansão do Foggy.

O Elfo tentou tirar chimaeras para conseguir vencer, mas não adiantou, o exército do UD se mostrou superior e foi GG depois de um All-in do jogador Foggy.

Terceira partida

A terceira partida da série de Warcraft 3 foi em Concealed Hill. Neste jogo, igual aos outros dois, o early game foi bem padrão, com Death Knight para o Happy e KotG novamente para o Foggy. Diferente das partidas anteriores, Happy decidiu investir mais em Ghouls, mas não para manter pressão encima do Foggy e sim para limpar alguns campos mais facilmente. Ele continuou indo para cima com o DK (Death Knight), mas não conseguiu dar muito dano.

Novamente, Tier 2 cedo e expansão para o Foggy, mas enquanto estava estabelecendo sua expansão, o Happy conseguiu dar bastante trabalho, usando o seu DK e algumas ilusões, não cancelou a expansão, mas deu dano o suficiente para atrasar o que o Foggy tentava fazer.

Chegando no Tier 2, os heróis foram Lich e DH, como todas as partidas anteriores. Os jogadores focaram mais em farmar e não fizeram confrontos. Happy não foi para uma expansão, ao invés disso foi para um Fast T3, tirando um Tinker de terceiro herói e fez o push de 3 heróis + Crypt Fiend + Destroyer + Ghoul + Estátuas, indo para cima da expansão do Foggy. Neste caso, diferente do primeiro jogo, ele conseguiu derrotar o exército do Foggy e destruir sua expansão, porém, não fez o push para finalizar o jogo, pois seria arriscado jogar contra um elfo embaixo das Moon Wells.

Foggy, sem expansão, conseguiu usar seu Keeper para impedir o Happy de expandir matando o Acólito antes que ele fizesse a Gold Mine. Então reuniu um exército de 60 de Food e expandiu novamente e puxando contra o Happy, conseguindo dar um Creepjack no campo da Fonte de Vida.

O confronto foi bom para o Foggy, mas ele não conseguiu matar muita coisa, só fez com que o Happy usasse seu TP. Porém, ele estabeleceu sua expansão e foi para os 80 de food logo.

Os dois jogadores foram para 80 de food, e o Happy finalmente expandiu, mas o Foggy fez uma boa transição para Hipogrifos, counterando os Destroyers do Happy. No Late game, os dois jogadores não tomaram iniciativa, ficaram parados reunindo mais exército, porém o elfo estabeleceu uma expansão no meio do Mapa e o Happy fez então seu push final. Foggy se deu melhor no confronto finalizando o jogo.

Quarta partida (Final)

A partida final foi em Echo Isles. Novamente, tivemos aberturas bem padrão: o Happy optou por ir numa abertura de ghouls, já o Foggy foi para a mesma abertura. Mas suas escolhar envolveu ir para um campo mais ganancioso no inicio, o campo dos mercenários. Já nos heróis, vemos uma mudança, Happy como de costume pegou seu DK, já o Foggy escolheu uma Warden, a primeira vez que ele pega um herói diferente nessa BO5.

Warden é uma boa opção em Echo Isles por ser um mapa pequeno que induz a um tipo de jogo mais agressivo, a qual a Warden concretiza um excelente papel por conta de seu grande dano explosivo e sua alta mobilidade.

No Early game, Happy foi totalmente dominado pelo alto dano da Warden, seu DK, teve de ficar em constante fuga do dano do seu oponente. Mas, mesmo assim, não perdeu seu herói nenhuma vez, mostrando um ótimo controle, como já esperado dele.

Foggy foi apenas com a Warden, mesmo após o Tier 2, priorizando pegar o nível 5 com seu primeiro herói. Já o Happy pegou seu Lich, que seria um alvo fácil para Warden, mas com a cura do DK, esse problema não seria tão ruim quanto o esperado.

Sem muitas lutas no early game, os jogadores foram direto para o Tier 3, com apenas esses pequenos conflitos entre heróis, ao chegar no T3, Happy fez um push de Triple Hero + Ghouls + Estátuas contra a base principal do Foggy, que conseguiu se defender facilmente, matando a maioria dos ghouls e quase matando os heróis do Happy, que teve de recuar com um TP.

Happy fez uma transição direto para Banshees para utilizar seu AntiMagic Shield para se defender do dano massivo da Warden, enquanto o Foggy fez sua expansão. Os dois voltaram a ter alguns conflitos nesse mid-game não dando vitória para nenhum lado.

Chegando no late game, Happy estava com um exército muito forte. Qualquer conflito poderia dar vitória para ele. Pensando nisso, Foggy transitou para Chimaeras e decidiu fazer Base Trade. Happy foi para a expo tentando destruí-la enquanto Foggy atacou a main Base do Happy destruindo sua Black Citadel. O russo conseguiu quebrar a Expo do Foggy, e assim o jogo se manteve por alguns minutos: Foggy evitava lutar contra o Happy e atacava sua base principal quando possível.

No final, Happy não conseguiu movimentar-se e estava sem dinheiro, ficou sem opções até que ele perdeu a maior parte de suas estruturas, e chamou GG, finalizando a vitória da série para o Foggy. E um título importante para o Warcraft 3 europeu.

E aí, o que achou da série? Confira mais artigos sobre Warcraft 3 aqui mesmo no Warcraft 3 Brasil!

Streamer, Leitor e Viciado em videogames desde que se conhece por gente.
Artigos criados 14

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.