Warcraft 3 e os tipos de dano e armadura

Warcraft 3

Olá a todos! Eu sou o Norseland. Eu estava criando um artigo para falar sobre counters de unidades específicas e percebi que não existia um material ainda entrado a fundo sobre os tipos de Dano e Armadura no Warcraft 3.

Para fazer isso, vou explicar sobre cada tipo separadamente e compará-los na tabela abaixo. Então, como sempre, iremos parar para analisar cada uma das partes de forma mais específica.

Antes de mais nada, fique com essa tabela em mente.

Warcraft 3 Damage
A tabela mais importante para um jogador competitivo de Warcraft 3.

Como funciona o cálculo de dano em Warcraft 3?

O calculo funciona com a seguinte fórmula em Warcraft 3:

(X*%y) – z%

Sendo:

  • X = número de dano da unidade
  • Y = % de redução do tipo de armadura
  • Z = % de redução da armadura total

Por exemplo: digamos que uma unidade de 10 de dano do tipo Normal, ataca uma unidade com 2 de armadura Média, então temos:

  • X = 10
  • Y = 150%
  • Z = 10,71%

ou seja, nosso calculo irá ficar da seguinte forma: (10*150%) – 10,71% = 15 – 10,71% = 13,3935. Então, uma unidade com 10 de dano normal dá no total 13,3935 de dano em uma unidade com 2 de armadura média.

Agora que sabemos como funciona o calculo total de dano, vamos falar sobre os tipos de dano e como eles funcionam contra alguns tipos de armadura em Warcraft 3.

Tipos de dano em Warcraft 3

Perfurante: o dano perfurante é o tipo mais comum de dano em unidades de longa distância. Esse tipo apresenta uma grande gama de unidades com alto dano e uma resistência razoável ou baixa pois geralmente as unidades com dano perfurante utilizam armadura média. Algumas unidades aéreas tem dano perfurante. Se utiliza unidades de dano perfurante como o foco total do dano do seu exército, por isso as unidades com armadura média são excepcionais para resistir a um dano baseado em perfurante.

Basicamente se especializa em atirar a longa distância e causar dano a armaduras mais leves. Seus ataques dão dano extra em: Sem Armadura e Leve. Dá dano reduzido em: Média, Fortificada e Heroica.

Exemplos de unidades com dano perfurante em Warcraft 3: Rifleman, Dryads, Crypt Fiend e Wind Rider.

Normal: o dano normal é literalmente qualquer tipo de dano que não se encaixa nas outras opções. Ele é a forma mais simples de dano e ainda sim uma das mais efetivas pois a maioria das unidades melee (se não todas), causam dano Normal. Não há nada muito relevante sobre ele — não é um tipo de DPS tão efetivo assim; apenas um suporte para unidades mais resistentes ou um bom counter para unidades de armadura Média.

Também serve para ajudar no cerco, pois é um dos tipos de dano que menos possui desvantagem enquanto acerta estruturas. Causa dano extra em: Média. Dá dano reduzido em: Fortificada.

Exemplos de unidades com dano normal em Warcraft 3: Ghouls, Knight, Grunt e Druid of the Claw.

Cerco: como o nome já diz, o dano de cerco é literalmente o DPS mais alto em estruturas. No entanto, as unidades que possuem dano de Cerco (pelo menos grande parte delas) causa um número grande de dano pois, com sua lenta velocidade de ataque, eles precisam de algo para justificar a sua utilização. A maior parte das unidades com dano de cerco tem longo alcance (beeeem longo!), mas, tendem a serem mais lentas e demorarem a atacar.

Pode servir muito bem para lidar com grandes números de unidades já que grande parte dessas unidades atacam em área. Causa dano extra em: Fortificada e Sem Armadura. Dá dano reduzido em: Média e Heroica.

Exemplos de unidades com dano de cerco em Warcraft 3: Mortar Team, Meat Wagon, Glaive Thrower e Demolisher.

Mágico: agora chegamos a um impasse. Unidades com dano mágico basicamente podem ocupar diversos “cargos” — existem os casters que possuem números baixos de dano, mas suas habilidades auxiliam no combate; porém existem unidades com dano elevado que servem mais como um DPS continuo ou um bom counter. Unidades aéreas mais poderosas possuem dano mágico.

Diferente do dano por feitiços (que veremos a seguir) o dano mágico pega apenas a parte dos AA (ataques automáticos, ou ataques normais) das unidades, não considerando suas habilidades. Causa dano extra em: Leve e Pesado. Dá dano reduzido em: Média, Fortificada e Heroica.

Exemplos de unidades com dano mágico em Warcraft 3: Priest, Spirit Walker, Frost Wyrm e Chimaera

Feitiço: entrando no que falamos anteriormente sobre o dano Mágico e o dano de Feitiço serem diferentes, aqui nós temos a classe de dano que encaixa a quase TODAS as habilidades dos heróis e unidades. Ela se difere do dano mágico, sendo quase irreduzível por nenhuma armadura. Geralmente, habilidades com dano mais elevado tem a tendência de causar bastante dano em alvos isolados mas, por ser um dano quase irreduzível, até mesmo habilidades de dano em área auxiliam bastante.

Causa dano extra em: nada. Dá dano reduzido em: Heroica.

Heroico: essa é basicamente a classe dano causado pelos heróis. Pelos heróis serem uma classe bem variável de unidades, não há como entrar muito a fundo sobre este tipo de dano. Heróis como o Blademaster se aproveitam muito do tipo de dano, pois ele é um herói baseado em ataque normal. Já heróis como o Far Seer e outros heróis “magos” não focam tanto no seu ataque, e sim em suas habilidades.

Este dano é complicado pois ele pode ser muito forte em ocasiões especificas, mas não necessariamente algo que você deva gravar. Causa dano extra em: Nada. Dá dano reduzido em: Fortificada.

Exemplos de unidades com dano heroico em Warcraft 3: qualquer heróis a sua escolha.

Caos: bem, como o nome diz, é muito caótico esse tipo de dano. Você vai raramente encontrar uma unidade com este tipo de dano no multiplayer padrão. Alguns exemplos de facilmente encontrados são: a ultimate do Demon Hunter dos Elfos, a ultimate do Dreadlord dos Undeads e a Ultimate do Pit Lord, um dos heróis da taverna. Você pode encontrar também em monstros neutros como as Tartarugas maiores em Turtle Rock.

É muito forte o dano de caos pois, apesar de não causar dano extra em nada, ele também não é reduzido por nada.

Tipos de armadura em Warcraft 3

Sem Armadura: como o nome já diz, este tipo de armadura é usado por unidades que não possuem algum tipo de armadura específica. Como a unidade não possuí um tipo de armadura, então ela não reduz dano algum mas também não toma dano extra de todos os tipos. A maior parte das unidades que não possuem tipo de armadura são casters ou algumas unidades aéreas.

Toma dano extra de: Perfurante e Cerco. Toma dano reduzido de: Nenhum.

Exemplos de unidades sem armadura em Warcraft 3: Sorcerers, Necromancer, Huntress e Kodo Beast.

Leve: este tipo de armadura foi criado para unidades aéreas pois o counter natural de unidades delas são unidades a longa distância. Também existe uma estrutura com armadura Leve, a Scout Tower dos humanos — afinal, ela precisa ser frágil contra ataques normais antes de seu primeiro upgrade.

Toma dano extra de: Perfurante e mágico. Toma dano reduzido de: Nenhum.

Exemplos de unidades com armadura leve em Warcraft 3: Dragonhawk, Frost Wyrm, Wind Rider e Chimaera.

Média: armadura média, para mim, é o melhor tipo de armadura do jogo pois ela reduz efetivamente o DPS da maioria das estratégias. Sua redução de dano é nos tipos mais normais de dano que você vai encontrar por aí. Muitas das unidades com armadura média causam uma quantidade razoável de dano e, ainda sim, conseguem manter-se vivas contra Burst Damage do oponente, pois reduzem em boa quantidade os danos perfurante e mágico.

Toma dano extra de: Normal. Toma dano reduzido de: Perfurante, Mágico e Cerco.

Pesada: armadura pesada é o tipo mais comum de armadura no jogo, afinal ela é a combinação perfeita para o dano Normal. Ela basicamente serve como um tipo “padrão” de defesa. Não ajuda na redução de basicamente dano algum e, similar a isso, quase não toma dano extra de nenhum tipo de dano. Por isso, unidades com armadura pesada tem a tendência de parecerem mais resistentes do que outras — mas não é assim, elas apenas possuem mais pontos de vida.

Toma dano extra de: Mágico. Toma dano reduzido dê: Nenhum.

Fortificada: como o nome já diz, esta é a armadura de estruturas. Extremamente forte, esse tipo de armadura reduz todo o tipo de dano exceto por dano de cerco, é claro. Pois estruturas não podem ser facilmente destruídas, ou teríamos problemas no metagame, não é mesmo? Afinal: focar nas estruturas do oponente faria você ganhar a partida já que o objetivo geral do jogo é destruir TODAS as estruturas do oponente.

Toma dano extra de: Cerco. Toma dano reduzido de: Perfurante, Normal, Mágico e Heróico.

Heroica: já que o principal diferencial de Warcraft 3 em relação aos outros jogos de RTS são os heróis, nada mais justo do que ter uma classe de armadura para os heróis separadamente. Eles são basicamente o cerne de qualquer estratégia, a peça fundamental. Para evitar que os heróis morram facilmente (já que são tão importantes assim), esta armadura é bastante resistente, reduzindo dano das principais fontes de DPS constante das raças.

Toma dano extra dê: Nenhum. Toma dano reduzido dê: Perfurante, Cerco, Mágico e de Feitiços.

E ai? Também tinha interesse em algum artigo teórico? Quer saber mais como funcionam as mecânicas de dentro do jogo? Fique ligado na sessão de Artigos para mais conteúdo.

Streamer, Leitor e Viciado em videogames desde que se conhece por gente.
Artigos criados 13

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.