Como jogar com Orcs em Warcraft 3

Warcraft 3

Olá a todos! Eu sou o Norseland, jogador “iniciante” no cenário de Warcraft 3 e também streamer nas horas vagas. Eu estava procurando artigos sobre o jogo, pois gosto bastante de leitura, e então achei vários artigos para iniciantes no site Warcraft3.info. Como não há nenhuma tradução para estes artigos, e como temos vários jogadores começando e nem todos sabem inglês fluentemente, eu resolvi traduzir alguns dos artigos que podem ajudar a comunidade brasileira.

Trago hoje este artigo “How to Basic: Orc”, o artigo foi publicado em 12 de dezembro de 2017 e escrito por RehcraM.

Warcraft 3 Básico: Orcs

Aqui está o guia básico para os Orcs, então se você quer aprender como canalizar o brutamontes preso dentro de você e esmagar o seu oponente com um poder bruto e indomável, não deixe de ler este artigo de Warcraft 3!

Orcs: Prós e Contras

  • Difícil de matar. Os orcs têm uma resistência natural com unidades com Pontos de Vida altos, complementadas por muitas habilidades que sustentam lutas e mantêm o exército Orc vivo. Eles também se beneficiam que seu Upgrade de Armadura é compartilhada para todas as suas unidades, o que pode encorajar um estilo de jogo para batalhas prolongadas
  • Opções fortes de heróis. Todos os Heróis Orcs são incrivelmente poderosos e são usados em vários cenários diferentes. Orc é provavelmente a raça que tem a mais forte combinação de três heróis de uma raça de Warcraft 3.
  • Voodoo Lodge. Cada item na loja Orc é inestimável e corrige bem as fraquezas do Orc. Cura eficiente com as Salves, o exclusivo Tiny Great Hall para expansões no Late Game, um poderoso Orbe e a incrível Scroll of Speed que muitas vezes é subestimada por jogadores iniciantes.
  • Forte presença no Tier 2. Todas as unidades Orc, com exceção de uma, estão disponíveis no Tier 2, o que lhes permite a habilidade única de colocar em batalha seu exército principal desde o início. Isso implica que eles atinjam um forte pico de potência quando suas unidades de Tier 2 entrarem em campo, dando-lhes uma boa presença no mapa.
  • Unidades fracas no Late Game. As outras raças têm fortes unidades no Tier 3 que, se usadas com inteligência, podem ser devastadoras em grandes batalhas. O Orc tem o Tauren que, embora forte no chão, é facilmente controlado por habilidades ou focado pelas unidades de Tier 3 das outras raças, como Frost Wyrms, Gryphon Riders ou Chimeras.
  • Construções principais vulneráveis. Qualquer jogador que tenha alguns jogos de Orc sentiu profundamente a dor de suas Burrows serem destruídas, atrasando o seu segundo Herói ou as primeiras unidades de Tier 2. Eles são a única raça que tem uma construção populacional que não tem armadura fortificada. Os Orcs também têm um timing de Tier 2 muito previsível, no qual devem construir suas construções de produção de Tier 2 que são regularmente explorados pelos oponentes para atrasar o progresso do Orc.
  • Nenhuma unidade imune a mágica. Orc é a única raça sem unidades imunes a magia. Isto leva a que magias ou danos mágicos sendo bastante eficazes, como vemos com os conjuradores de massa comumente usados por Elfos da Noite e Humanos. Além disso, a unidade anti-magia são os Spirit Walkers que não é tão forte quanto as unidades de outras raças.
  • Opções anti-aéreas limitadas. Orcs lidam bem contra grandes números de unidades anti-aéreas com pontos de vida baixos, como Gargoyles ou Flying Machines, devido aos seus Bat Riders, mas têm menos ferramentas para lidar com jogadores como Frost Wyrms, Destroyers e Gryphon Riders

Layout da base dos Orcs

A importância de um bom layout de base muitas vezes pode ser subestimada, especialmente enquanto se joga de Orc. Então certifique-se de fazer sua lição de casa para entender como você deve orquestrar sua base.

Unidades

Peon: por conta própria, os Peons não tem nada de especial. Eles não tem a capacidade de invocar construções como os Acolytes, não podem construir em grupo igual aos Peasants e não podem usar Detonate como os Wisps dos Elfos da Noite. E só quando combinados com Burrows podem ajudar a defender a base.

É importante ter suas Orc Burrows posicionadas de maneira ideal para cada partida, por isso, é bom estudar como construir a base Orc. Além disso, uma boa dica é sempre ter uma Orc Burrow pela sua expansão. Dessa forma, seus Peons estarão muito menos vulneráveis a possíveis assédios.

Grunt: muito lento e dando uma quantidade de dano muito respeitável, os Grunts são uma excelente unidade de Tier 1 que só pode ser igualada a outras unidades Tier 1 com custos maiores. Como muitas unidades do Tier 1, no entanto, os Grunts não tendem a lidar muito bem com unidades de Tier 2, por isso, embora sejam fortes, você não quer investir em muito neles. Seu alto preço também implica que perder apenas um deles no início do jogo é uma grande perda para você então cuidado com os arredores.

Felizmente, o Spirit Link dos Spirit Walkers permite que os Grunts absorvam o dano ao invés de suas unidades de Tier 2, o que também ajuda no Late Game.

Headhunter: no papel, alguém deve ter pensando que Druid of the Talons em massa contra Orcs é uma ideia ridícula, já que o dano e o tipo de armadura do Headhunter os counteram muito bem. Mesmo assim, essa estratégia foi a meta de mais de uma década contra o Orc. O principal motivo pelo que os Headhunters não funcionam é o seu baixo alcance combinado com a baixa durabilidade. Isso os torna muito difíceis de controlar durante as batalhas e os leva a serem facilmente focados pelos heróis inimigos.

Uma estratégia onde os Headhunters funcionam para o meta é contra o Morto-vivo. Neste match-up os Orcs podem ir ao Tier 3 para adquirir um terceiro Herói e o Orb of Lightning, o que faz com que o Upgrade dos Headhunters seja facilmente acessível, transformando-os no Troll Berserker. Então, se o seu oponente está fazendo muitos Destroyers, os Berserkers são ótimos para derrubá-los.

Demolisher: o Demolisher não é uma unidade chamativa. É uma arma de cerco que faz o seu trabalho contra estruturas, mas também é vulnerável e bastante ineficaz em batalhas.

Na maioria dos casos, você terá Demolishers contra os Timing Attacks de Tier 2 dos Humanos, onde eles (os humanos) colocam algumas torres para a ofensiva.

Se eles conseguirem finalizar as torres, você, na maioria das vezes, precisará de Demolishers para ajudar.

Raiders: são provavelmente a unidade mais importante dos Orcs, rivalizando apenas com os Spirit Walkers. Sua alta velocidade de movimento e habilidade Ensnare torna-os facilmente a melhor unidade para bloqueio em todo o jogo. Por causa desta única unidade, se um jogador tentar recuar de uma batalha contra os Orcs, raramente não perderá uma ou mais unidades. Ensnare também é muito eficaz para manter um Herói inimigo no lugar, então você é livre para concentrar o fogo nele. E, como Ensnare é uma habilidade física, ela não pode ser dissipada.

A velocidade de movimento e o tipo de ataque ser de Cerco tornam os Raiders muito fortes em atacar a base do inimigo, especialmente se o Upgrade Pillage for pesquisado. O dano de Cerco é, no entanto, um pouco sem brilho nas lutas, então você não pode confiar muito em seus Raiders como sua principal fonte de dano nas lutas.

Kodo Beast: embora esta unidade seja terrível, é uma parte vital do exército Orc pois aumenta significativamente suas outras unidades.

Com a habilidade Devour, você pode eliminar uma unidade em um instante. Isso faz com que Kodo Beasts sejam excelentes para enfrentar unidades como Abominations, Druids of the Claw e Knights.

Os Kodo Beasts também tem a habilidade passiva War Drums, que aumentam o dano de ataque das unidades próximas ao Kodo Beasts.

Wind Riders: os Wind Riders são diferentes em comparação com outras unidades Orc em termos de vida e dano. Eles causam uma quantidade incrível de dano, mas também são extremamente vulneráveis — uma verdadeira unidade de “Glass Cannon”.

Se você pode atrasar seu oponente ou surpreendê-lo para que ele não pense uma resposta adequada para os Wind Riders, eles poderão lhe conceder vitórias de maneira dominante. O Upgrade Envenomed Spears dos Wind Riders causa um dano muito alto se vários deles tiverem foco nas mesmas unidades.

Batrider: não há muito sobre Batriders. Eles são uma ótima unidade para derrubar unidades aéreas com pontos de vida baixos e em altos números, como Flying Machines ou Gargoyles. Contra menos unidades e com pontos de vida mais altos, os Bartriders não são tão boas e não farão trocas positivas para o seu lado.

É, no entanto, importante notar que o seu adversário não recebe experiência quando os Trolls Batriders usam sua habilidade Unstable Concortion. Então, no Late Game, você se beneficia de pequenas lutas com os Bartriders do que em lutas em escalas altas.

Shaman: os Shamans são uma unidade muito interessante, mas desde o lançamento do The Frozen Throne, que trouxe muitos efeitos de Dispel, eles não tem encontrado um caminho para o meta.

Eles foram testados contra o temido Keeper of the Grove e grandes números de Huntress no Patch 1.30, mas não viram muito sucesso. Isso se deve ao seu fato de como eles são uma unidade muito ruim em combate e consomem muita mana em suas habilidades, além de possuir baixo dano e poucos pontos de vida.

Witch Doctor: os Witch Doctors foram substituídos pelos Spirit Walkers. Isso os leva a serem muito mais difíceis de serem acessados, pois os Orcs agora constroem o Tauren Totem em vez da Spirit Lodge. Antes da transferência dos Spirit Walkers para o Tauren Totem, os Witch Doctors ainda não eram muito escolhidos, mas em jogos que se atingia o Late Game, era bom ter um ou mais Witch Doctors para colocar Sentry Wards em locais-chave.

Os Witch Doctors não oferecem estatísticas de combate suficientes (ou habilidades de combate) para realmente justificar o tempo e recursos gastos. Prender seu oponente com Stasis Trap ou ganhar uma tonelada de visão com Sentry Wards é desnecessário, apesar de ser divertido, então se você quiser tentar dar uma olhada nos Witch Doctors, dá para tentar se você encontrar um método bom.

Spirit Walkers: a expansão Frozen Throne trouxe cura pelo Shadow Hunter e Healing Salves, mas sem os Spirit Walkers eles ainda nunca foram capazes de ter um sustain tão alto. Isso se deve ao fato de sua habilidade Spirit Link, que junta até 4 unidades em um Link, que faz com que o dano dos inimigos sejam espalhados entre suas tropas, fazendo com que a sua vanguarda toma menos dano, e suas unidades de DPS tomem pouco dano, mas possam ser curadas.

Embora Disenchant não seja uma habilidade anti-mágica tão boa quanto as outras raças, ainda assim é absolutamente vital tê-lo.

Os Spirit Walkers tem uma habilidade chamada Ethereal Form, a qual deixa-os imunes a dano físico, não podem atacar e só podem ser alvos de ataques mágicos e feitiços (eles tomam 66% a mais de dano mágico nesta forma, similar ao Banish do Bloodmage), fazendo-os terem uma proteção natural contra unidades que só causam dano físico.

Tauren: os taurens são raramente vistos no jogo competitivo.

Enquanto eles, sem dúvida, são unidades da linha de frente muito fortes, eles também são um alvo vulnerável para algumas habilidades.

Sendo uma unidade que custa 5 de população, colocar alguns deles no seu exército pode ser um preço muito alto a se pagar, mas NÃO SÃO fracos nas circunstâncias certas.

Heróis

Blademaster: igual às Siege Engines, acho que é mais seguro afirmar que o Blademaster é a unidade mais controversa ao longo da história do jogo. Consistentemente distribuindo muito DPS com Critical Strike, ele é capaz de preencher muito bem o papel de uma fonte principal de dano para os Orcs.

Com Wind Walk, ele é uma ameaça para o oponente, já que, enquanto ele tem mana, é praticamente imune a ser cercado e o oponente sempre terá que tentar adivinhar se um Blademaster invisível pode estar esperando para não apenas pegar os itens que dropam dos creeps, mas também a experiência e o ouro.

Healing Salve é um ótimo item para o Blademaster. Salves permitem que você faça trocas contra o oponente e sair por cima, mesmo que seu Blademaster tenha sofrido muito dano, você terá sempre essa maneira eficiente de curar-se.

Far Seer: Far Seer, após o Blademaster, é o segundo mais comum como primeiro herói pelos jogadores Orcs. Embora o Blademaster seja muitas vezes o preferido, o Far Seer é altamente viável em todos os quatro Match-ups também.

Seu principal objetivo ao jogar de Far Seer é pressionar seu oponente no Early Game. Seja atrasando sua tecnologia, impedindo-os de creepar ou ambos.

Feral Spirit é a principal razão para se escolher o Far Seer. Eles oferecem uma habilidade de pressionar o oponente. Essa habilidade cria uma pressão muito grande, convocando dois lobos com alto dano e passam a ser resistentes após o nível 1 para causar o Harass. Além disso, ele ainda possui Chain Lightning, uma outra habilidade que causa bastante dano e é especialmente boa para finalizar unidades. Chain Lightning também funciona muito bem contra unidades frágeis, como Priests, Sorcerers e Druids of the Talon.

Tauren Chieftain: o Tauren Chieftain raramente é visto como um herói escolhido no início do jogo, mas como um segundo ou terceiro herói ele é capaz de fazer um bom trabalho.

Ele trabalha especialmente bem como um segundo herói se o Far Seer foi escolhido primeiro. A razão disso é que ele suporta as lutas mais demoradas pois é um herói que tende a tankar bastante dano. A combinação de Chain Lightning e Shock Wave pode ser devastadora para o seu oponente, especialmente se ele possui muitas unidades frágeis. Com War Stomp, você é capaz de stunar grandes partes do exército inimigo — não apenas prevenindo que elas causem dano, mas também permitindo-se garantir mortes.

Se o Blademaster foi o seu primeiro herói, Tauren Chieftain é mais adequado como um terceiro herói, desde que você tenha já tenha dano consistente nas lutas, onde você precisará da cura do Shadow Hunter. Neste caso o Tauren Chieftain como terceiro herói será menos Tank, pois ele estará no primeiro nível ainda, mas seu impacto estará em beneficiar seu exército com a sua Aura poderosa ou seu Stun em área.

Shadow Hunter: é um herói utilitário que é capaz de fazer um pouco de tudo. Como mencionado anteriormente, a Healing Wave do Shadow Hunter não é apenas muito forte por si só, mas também complementa muito bem o jogo Orc, permitindo que o Blademaster permaneça em lutas por mais tempo. Como Spirit Link espalha o dano em todo o seu exército, é valioso ter um efeito de cura que atinja várias unidades.

Com Hex e Serpent Wards, você também pode assumir o papel mais agressivo de Shadow Hunter. Hex é uma habilidade maravilhosa que é ótima para bloquear e focar unidades individuais. O alvo será muitas vezes um herói e, enquanto eles estiverem sob o efeito do Hex, eles não poderão usar itens como Poção de Invulnerabilidade e Pergaminho de Teletransporte.

Com Serpent Wards, você pode melhorar muito suas chances ao lutar em uma determinada área. Normalmente o oponente só poderá fugir deles, uma vez que as Wards não podem andar, mas se você estiver atacando a base do inimigo ou defendendo a sua, eles podem ser usados com grande sucesso para impedir o oponente de se mover. Isto é muito visto contra Elfos da Noite, onde o seu ataque perfurante faz maravilhas contra as Huntress.

Orcs: Match-ups

Warcraft 3 Humanos

Orcs vs. Humanos. Contra o Humano, você irá descobrir que tem uma grande vantagem nas batalhas iniciais. O Tier 1 do Orc é muito melhor do que o Tier 1 dos Humanos. Isso se deve ao fato de que Footmans não são tão fortes quanto seus Grunts, e Riflemans só serão um problema em grandes quantidades. Porém, você não deve subestimar os Footmans, apesar de fracos eles são muito bons para cercar seus grunts e matá-los um a um. Os Healing Salves são também um item muito bom para o início contra o Humano: você pode até arriscar deixar algumas de suas unidades ficarem muito mais tempo na luta e depois curá-los com Healing Salves para depois voltar e continuar a batalha. Você também pode pressionar o Herói dos Humanos, pois eles tem opções de cura limitadas até o Tier 2, a menos que ele invista em um Troll Shadow Priest no Acampamento dos Mercenários.

No início do Tier 2, você possui dois caminhos comuns para essa Match-up em Warcraft 3. Ou o mapa se divide e ambos os jogadores ficam em relativa paz, ou o Humano tentará atacar o Orc quando eles tiverem composições boas. Isso pode ser perigoso — os heróis da Taverna que o Humano pode comprar são muito úteis nesse momento do jogo. Beastmaster, Naga e Alchemist serão um problema, até mesmo o Mountain King. É realmente difícil de lidar com um ataque deste tipo. Certifique-se de ter em mente como se defender dos timing attacks dos Humanos no Tier 2, especialmente quando eles tentarão colocar Torres em sua base. Você irá ver muito disso ao jogar de Orc.

Seu objetivo é sempre obter um segundo herói forte, com bons itens e ter por volta de 50 de população, e se sobrar recursos investir em Upgrades é uma boa ideia. Healing Scrolls e Poções de Invulnerabilidade costumam ser fundamentais, especialmente se isso significa tirá-las do alcance do seu oponente. No caso em que ambos os jogadores perdem todas as suas unidades e só possuem os heróis, o Orc deveria ser o favorito, então você pode se concentrar nas unidades dos Humanos primeiro e depois em seus heróis, NÃO perca seus heróis e tente ter mais exército ao fim da luta. Porém, você não pode se dar ao luxo de deixar um Archmage ou um Beastmaster enchendo sua base de invocações, eles têm de ser neutralizados se possível.

Warcraft 3 Orcs

Orcs vs. Orcs. Tal como acontece na maioria dos Mirror Matchs, geralmente o jogador com mais experiência tende a ter vantagem. Neste caso, as batalhas são muito longas e necessitam de um intensivo na parte do Microgerenciamento. É de conhecimento geral que uma batalha Orc no Late game pode durar alguns minutos antes de que UMA unidade seja morta.

Um bom plano de jogo para o Orc que muitos jogadores seguem é:

  • Blademaster escolhido como primeiro herói.
  • Tier 2 após construir duas Burrows
  • Limpar muitos campos de Creeps
  • Tentar cancelar o Tier 2 do seu oponente enquanto protege o seu.
  • Shadow Hunter de segundo herói, pegue nível 3 a ele.
  • Chegue a 50 de população, vá para Tier 3 faça upgrades, e guarde dinheiro para conseguir fazer muitas unidades.
  • Chegue até 60 ou 70 de população e ataque.

O que é divertido sobre esta match-up de Warcraft 3 é que não há muita estratégia ou macro, é quase tudo decidido por micro e pequenas decisões. Você vai querer controlar as lojas e executar o plano de jogo melhor que seu oponente.

Entretanto, o plano listado acima não a única maneira de jogar, mas é uma base sólida para se iniciar e depois pegar experiência para fazer suas próprias mudanças.

Warcraft 3 Night Elf

Orcs vs. Elfos da Noite. Esta match-up mudou muito no 1.30 e você pode acabar enfrentando muitas estratégias diferentes. O mais comum, entretanto, é o Keeper of the Grove de primeiro herói e muita ênfase nas unidades de Tier 1. O Elfo da Noite tentará controlar o mapa, fazer expansão e indo para um segundo herói da taverna. Poderá ser o Alchemist ou até mesmo um Pandaren Brewmaster.

Seu layout de base decidirá o resultado deste match-up mais do que qualquer outro. Se o Elfo da Noite poder destruir sua loja, ou se suas Burrows não estiverem posicionadas para ajudar na luta, você irá ter problemas.

Enquanto alguns jogadores preferem usar o Far Seer como primeiro herói, o Blademaster ainda é a escolha mais comum e mantê-lo vivo é sua prioridade número um. Tendo isso em mente, lembre-se que você irá sofrer muita pressão com o Entangle e o Blademaster será muito mais frágil do que você pensa. Se você puder mantê-lo seguro e resistir a pressão do Early Game, eventualmente suas unidades de Tier 2 de alta qualidade serão capazes de virar o jogo a seu favor. Não se assuste se você ficar preso a sua base durante a maior parte do jogo, é bem comum.

No patch 1.28, os Elfos da Noite escolhiam o Demon Hunter primeiro, e então Beastmaster, Tinker, faziam muitos Druids of the Talon para atacar o Orc. Essa era a estratégia mais comum dos Elfos da Noite, e ainda haverá muitos que podem usar essa estratégia (especialmente os jogadores que estão voltando ao jogo). Não vou ainda entrar em detalhes, acho que vou separar um artigo especial para falar sobre essa estratégia, e outras peculiares de patches mais antigos.

Warcraft 3 Undead

Orcs vs. Mortos-vivos. Mesmo antes da enxurrada de atualizações recentes em Warcraft 3, essa match-up ainda está passando por mudanças. Após a chegada do jogador 120, os Mortos-Vivos tem se atualizado e tentam novas táticas (frequentemente muito bem sucedidas) para mudar o que muitos jogadores consideram um match-up desequilibrado.

Após as correções recentes, se tornou difícil prever o que seu oponente fará em uma pequena escala. No entanto, ainda é provável que você enfrente um exército de Mortos-Vivos que tentam ir para um rápido avanço tecnológico e tentando chegar a 50 de população, com um Death Knight, um Lich com a Orb, Crypt Fiends, Obsidian Statues e Destroyers.

Se você conhecer o mapa em que está jogando, essa match-up pode ficar mais fácil. Sabendo onde você pode se locomover com segurança sem tomar harass, e sabendo onde você pode encher o saco, roubar experiência e itens dos Mortos-vivos lhe dará uma boa vantagem.

É bom saber onde escolher uma briga. Inicialmente usar seus Raiders para prender os Crypt Fiends e Obsidian Statues com a habilidade Ensnare vai lhe dar bons confrontos. Mais do que em qualquer outro Match-up, você precisará de Speed Scrolls! Usando suas tropas com velocidade aumentada, para cercar os Crypt Fiends do seu oponente e lhes causar muito dano, depois recuar quando suas unidades são atacadas pelas habilidades do Lich, e salvar seus Heróis com vida baixa, pois o dano do Lich e do Death Knight e seu combo de Death Coil + Frost Nova NÃO PODE SER SUBESTIMADO.

Wind Riders e Headhunters podem aparecer nessa match-up, principalmente se o Morto-vivo ir para um exército muito numeroso de Destroyers ou Frost Wyrms.

Warcraft 3 Reforged grunt

Conclusão

Espero que você tenha aprendido uma coisa ou outra quando terminou de ler o guia. Orc é uma raça muito divertida e intensa para se jogar em Warcraft 3, então divirta-se canalizando sua fera interior enquanto derrota o inimigo.

Agradecimentos especiais ao RehcraM por ter autorizado a tradução do artigo.

Fique ligado na seção de artigos para mais materiais teóricos sobre o cenário competitivo de Warcraft 3!

Streamer, Leitor e Viciado em videogames desde que se conhece por gente.
Artigos criados 11

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.